Super Amibos 49 – Beijo do Gordo

28 anos depois de seu início, o Programa do Jô, apresentado pelo humorista Jô Soares, finalmente deve chegar ao fim em 2016. Então aproveitamos este podcast para conversar sobre este ícone da televisão brasileira e também sobre este tradicional programa de entrevistas.
Além disso conversamos também sobre os problemas envolvendo a política de Fair Use (Uso Aceitável) do YouTube e como ela vem impactando o trabalho de diversos produtores de conteúdo.

DOWNLOAD DO PODCAST


Sobre Jô Soares

José Eugênio Soares, ou Jô Soares (Rio de Janeiro, 16 de janeiro de 1938), é um humorista, apresentador de televisão, escritor, dramaturgo, diretor teatral, ator, músico e pintor brasileiro.

Começou na televisão em 1967 como roteirista e ator na Família Trapo e ao longo dos anos encabeçou diversos programas de sucesso na televisão aberta, como por exemplo Planeta dos Homens, Viva o Gordo, Jô Soares Onze e Meia e mais recentemente no Programa do Jô, da Rede Globo.

Feeds

Assine os nossos feeds pelo iTunes ou seu agregador favorito!

Assine pelo iTunes Assine pelo RSS

Contato

Você pode enviar um e-mail para superamibos@gmail.com ou nos fazer perguntas no ask.fm/superamibos

Links

Participantes




Jone Santos

Jone Santos

Jone Santos está sempre atrasado com seus joguinhos, mas ainda assim insiste em ter podcast de games. Não consegue ler livros sem cair no sono e adora ficar se justificando em redes sociais.

33 thoughts on “Super Amibos 49 – Beijo do Gordo

  1. Sobre o caso Nintendo e Moon Studios, minha opinião sobre isso, como já até coloquei aqui e em outros lugares é que um estúdio indie não representa toda a indústria ocidental e muito menos a japonesa.
    Iwata mencionou antes que a Nintendo não queria que informações relativas ao console fossem divulgadas antes do anúncio real para que Sony e Microsoft não pegassem a ideia e eu creio nesse caso.
    O caso relativo a isso é que provavelmente só as publishers em que a Nintendo mais confia possuem o devkit já que como falei, foi mencionado antes que a empresa não queria que informações do console fossem divulgadas antes do anúncio. Com certeza Bandai Namco, Sega, Koei Tecmo, Square Enix e outras empresas japonesas mais próximas dela já tem, no caso das ocidentais já é mais complicado mas imagino que ao menos a Ubisoft tenha.
    Eu acho muito imbecil uma empresa como a Nintendo dar especificações e detalhes de um console não lançado pra qualquer empresa indie que peça isso, ainda mais uma empresa que nunca trabalhou com ela.

    • Confesso que fui bem pouco atrás dos indies que reclamam das políticas da Nintendo, então ficou parecendo muito cagação de regra.

      Eu lembro de uma notícia da saída do responsável pelos indies na Nintendo da América no ano passado ou retrasado e como isso foi sentido pelos independentes, mas não foi muito além disso.

      Sobre a questão de “esconder o jogo para Sony e MS não copiarem”, eu acho que a Nintendo pode sim escolher o que divulgar para permitir o mínimo para os devs já irem trabalhando. Por exemplo, se na época do Wii U fossem passadas as especificações e arquitetura sem necessariamente divulgar o lance do GamePad, isso daria um headstart para a empresa já ir trabalhando na versão sem que isso causasse maiores prejuízos à Nintendo. Claro que se vazasse que as especificações seriam as de um PS3/X360, isso poderia ter sim afetado negativamente antes do tempo…

      Enfim, eu ainda acho de maneira geral preocupante a Nintendo se fechar tanto em relação a desenvolvedoras externas (foi o caso de um artigo que saiu há cerca de 2 anos sobre como as third parties ficam rendidas na mão do suporte da Nintendo) e isso é um dos grandes motivos dos consoles dela terem virado o “segundo console” de muita gente…

      • Eu lembro que essa saída do cara que cuidava dos Indies na Nintendo tinha trazido problemas de comunicações depois. Não sei quando isso se normalizou, mas que alguns desenvolvedores Indies que já tinham jogos confirmados pra sair no Wii U, não estavam obtendo respostas dela por um bom tempo.

  2. Nossa, que abertura maneira uahuaha.

    Eu jogo praticamente o dia todo e minha live não caiu tanto assim não. Um dia só e foi rapidinho. Só ficou muito ruim acho que foi dia 16 no Xbox One que não dava pra fazer nada, nem jogar dava.

  3. Parabéns Jone entrada sensacional!!! bora liberar esse mp3 ?! Agora ferrou toda semana vai ter que ter uma nova #melhorhost #ratinhoooo!!!

    • Vou estudar uma forma de fazer isso… Como temos Patreon e usamos uma base “sem autorização”, preciso ver bem onde subir essa versão pra não dar rolo 😛

  4. Comecei a ouvir neste momento e tive que vir aqui para parabenizar o Jone. Ficou muito boa a abertura!!! Parabéns!
    Agora, de volta ao cast…

  5. Que podcast bom! A abertura está Genial! XD
    Não sei o que exatamente rolou neste, mas foi um dos seus podcasts mais divertidos, continuem assim.

  6. Agora, falando do cast, Jone, continue assim como host do cast. O Diego e o Pablo tentaram boicotar a notícia do Jô e você continuou falando e o assunto fluiu tanto que entraram na pauta novamente. Parabéns pelo cast! Espero que o Márcio volte um dia. Nenhum cast de games que ouço tinha uma opinião puxada para a Microsoft (mesmo que cegamente às vezes) mas que pelo menos dá uma outra visão ao mercado.
    Keep the good work!
    #peideisaí

    • hahaha, valeu!
      Eu acertei com eles que vamos “pontuar” o cast com coisas fora dos games. Eu confesso que acompanho pouco as notícias que não são de games, então não consigo dar um input tão profundo – mas ainda assim de vez em quando dá pra falar de alguma coisa…

  7. Excelente abertura Jone, parabéns. Embora o ex-host vá fazer falta, é muito gratificante perceber que ele não é essencial para o projeto acontecer. Só senti falta do frotinha, o menino é bom também.

    Com relação ao podcast, eu particularmente gosto de notícias mais variadas como as dessa edição. Se for para ser um podcast “datado” pelo menos ele fica variado nos assuntos e opiniões. Aliás opiniões contrárias é um prato cheio para o Pablo, o que eu adoro. Melhor um cara como Pablo expondo a opinião dele e gerando discussão do que os quatro punhetando a opinião do outro, como acontece em outros podcasts.

    • Valeu pelos elogios!

      E sim, as opiniões contrárias do Pablo dão uma dinâmica diferente – entendo o choque que algumas pessoas levaram quando viram umas discussões mais ácidas, mas não é porque o podcast está diferente que ele está necessariamente pior.

  8. A entrada ficou engraçada demais, congratulations Jone, o rap ficou top. A voz do Márcio “repita” ficou hilário, kkkkk.
    Que pena que o Márcio saiu mesmo que por um tempo, curto muito a participação dele, volta ae pô.
    O Pablo é muito porra loka, gosto disso.
    Gosto do formato que vcs falam de tudo não somente de games, acho legal saber a opinião de todos fora desse mundinho também. Como sugestão, talvez, poderiam fazer uma enquete sobre o assunto.
    Valeww galera

    • Opa, obrigado!!!

      A gente fez uma enqueta já lá atrás em janeiro, que provou que os ouvintes preferem que falemos de notícias, mas gostam quando falamos de tv/séries/cinema também.

  9. Jone é o cara, melhor abertura ever!!!

    Apesar de também achar a visão do Pablo Prime um tanto limitada, é inegável que ninguém compra um console pra jogar índie. Não importa a qualidade que ela venha a ter, consoles são vendidos por conta de exclusivos AAA. É importante que os consoles da atual geração dêem suporte a desenvolvedores independentes, porém, torná-los mais importantes que seus carros-chefe não seria mais do que um grande equívoco.

    Abraço!

  10. Gostei muito do cast, principalmente falando do Jô que como o Jone disse, hoje é mole falar mal do cara, é tipo falar bem do Brizola mas nego esquece o quanto ele foi relevante e teve grandes entrevistas como com Ziraldo (umas 407), Tom Zé (umas 314) e personagens mais locais e desconhecidos como a histórica entrevista com o gaguinho político.

    Eu também não o suportava mais, além dele não deixar o entrevistado falar, ele pontuava muito as entrevistas com piadas muitas vezes bobocas e depreciativas mas sei lá por mais de 20 anos ele foi o ícone brasileiro no formato.

    Aproveitando o cast, queria dizer que curti a ~volta~dos assuntos aleatórios, eu realmente prefiro quando não se fala de joguinhos, ou exclusivamente deles, por sinal é um dos motivos do Super Amigos ser um dos meus podcasts preferidos.

    beijoxxx de luz

Comments are closed.